quarta-feira, 15 de julho de 2009

Relatório junho e julho


Oficina 04 – TP4 Data: 01/06/09
Oficina 05 e 06 TP5 Data: 15/06 e 29/06
Orientações individuais e coletivas para elaborar o projeto
1-Aplicação da Atividade
Foi sugerida leitura prévia do TP 4 e a apresentação e discussão acerca do referencial teórico sobre Alfabetização, Letramento e Cultura, baseado no material do GESTAR e em textos da Magda Soares. Após a apresentação e discussão do material, foram encaminhadas as atividades do TP4. Concluídas as atividades, foram socializadas no grupo e feitos os encaminhamentos para selecionar as atividades que os professores/cursistas iriam desenvolver com os alunos em sala de aula.
Nas atividades não presenciais os professores/cursistas aplicaram com seus alunos atividades referentes às unidades trabalhadas e apresentavam a mesma em forma de relatório escrito e relato oral, trazendo ainda uma amostra do material produzido pelo aluno para socializar com o grupo.
Após a apresentação e discussão do material, é encaminhado as atividades que os professores/cursistas aplicarão em sala com seus alunos.
No mês de maio iniciaram as primeiras discussões para elaboração do projeto interdisciplinar.
No primeiro encontro de junho, os professores/cursistas relataram suas atividades aplicadas em sala de aula, bem como os avanços com o material
Ao iniciar o TP 5 foi apresentado aos cursistas um breve referencial teórico sobre Coerência e Coesão, apoiados no material do Gestar e em Ingedore Villaça Koch.
Também se discutiu as questões lingüísticas, que podem ser exploradas a partir dos textos em versos. Cada professor/cursista fez uma abordagem sobre algum aspecto normativo de que tem tratado. Dependendo da série, as abordagens vão desde a exploração das figuras de linguagem até classes gramaticais nomeadoras, caracterizadoras, etc.
Quanto ao projeto ao definir os temas norteadores dos projetos, os professores/cursistas elaboraram um breve referencial teórico, objetivando justificar a escolha do tema e adequá-lo às expectativas do programa Gestar II.
Os grupos sempre muito participativos discutiram e formataram o projeto, delineando os aspectos gerais e perspectivando atividades que serão desenvolvidas. Em algumas escolas, outros profissionais também participarão do projeto, ampliando, assim, as possibilidades de um trabalho integrado na unidade escolar
2- Avaliação da Experiência
2.1- Aprendizagem:
Houve muita troca de experiências, relato das atividades desenvolvidas e das dificuldades encontradas. A dificuldade mais relatada é a resistência dos alunos em relação à leitura.
O avanço do grupo nas discussões a cerca do ensino de língua é visível. A cada encontro aparecem mais sugestões de atividades de linguagem, geradas com o uso do material
2.2 - Teoria x Prática: A teoria e a prática se casaram bem, pois os professores/cursistas não sentiram dificuldades em aplicar as atividades com seus alunos. Conseguiram atribuir uma continuidade de sentidos; quanto maior a informação sobre o tema, maior sua prontidão para essa continuidade.
A socialização com o grupo se dá a partir das atividades desenvolvidas e também as conclusões sobre o trabalho realizado, o grau de dificuldade encontrado, uma verdadeira troca de experiências.
Foram discutidas algumas idéias, para criar nas escolas oficinas de textos poéticos, cujo objetivo é incentivar a produção de textos em versos, explorando os recursos da criação literária
3 - Dificuldades encontradas
A dificuldade mais relatada é a resistência dos alunos em relação à leitura.
4 - Pontos Positivos
Sempre é relatado que a proposta do curso é dinâmica, e vem de acordo com os conteúdos do seu planejamento. Também do quanto é importante o curso para o professor, a troca de experiência, o desabafo e aí a constatação de que as angustias são praticamente as mesmas. No entanto, discute-se uma solução que muitas vezes é encontrada.
Os professores/cursistas comparam as séries que fazem uso do material com às que não utilizam e relatam que os alunos se sentem mais motivados a participar das aulas. A motivação é tão grande que alguns professores/cursistas que trabalham na mesma unidade escolar estão articulando com a direção a publicação do material produzido PE
De modo geral, o programa continua sendo muito bem aceito pelos professores/curistas, como também pelos alunos em sala de aula, onde o material é aplicado de forma criativa, interessante e inovadora, sem esquecer que a troca de experiência tem sido muito significativa para os professores/ cursistas e formadores.
5 – Pontos Negativos
Quanto aos pontos negativos é somente a falta de tempo do professor para uma análise mais profunda de cada produção, propiciando assim uma avaliação mais precisa e eficiente
6- Depoimentos considerados relevantes
“O Programa GESTAR já é sucesso em nossas escolas. Temos ainda uma longa jornada pela frente, mas sabemos que não estamos sozinhas. Contamos com o apoio e a colaboração de nossa Coordenadora Carla e da Professora da UNB Andreia. Ambas estão sempre a disposição para nos auxiliar no que for preciso, desde uma palavra amiga até a solução de situação problema” Formadora Maria Ranilde
“Os encontros presenciais foram muito produtivos, houve participação ativa dos cursistas e empenho na realização de suas atividades. Os relatórios das atividades não-presenciais aplicadas com os alunos mostraram o quanto o Programa Gestar da Aprendizagem está fazendo a diferença nas salas de aula.Desta forma, os objetivos do programa estão sendo alcançados e contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os cursistas têm elogiado bastante o material e a sua fácil aplicação com os alunos envolvendo teoria x prática.” Formadora Rosane
“A cada encontro há novos depoimentos, salientando a praticidade do material e o quanto auxilia o professor, pois as atividades são diversificadas e proporcionam um avanço no ensino da língua.” Formadoras Luiza e Luciana
Sempre foi discutida a importância da leitura e interpretação que falta aos nossos alunos. Uma forma de minimizar essa dificuldade é trabalhar coletivamente o projeto”. Formadora Janete
“O habito de leitura pode ser considerado como um dos principais eixos do processo de ensino-aprendizagem. Por meio dele podemos favorecer a continua apropriação e ampliação do conhecimento, a interação com o mundo, a valorização sócio-cultural da sociedade e o desenvolver das competências de leitura e de produção textual.Nesta interação com a leitura de mundo, os encontros presenciais desenvolvidos até o momento propiciaram a todos os envolvidos um contato maior com o texto, onde por necessidade fez-se o Projeto relacionado à leitura.” Formadora Maria Ranilde
“Retomando a orientação ao projeto, observa-se que as cursistas estão um pouco apreensiva quanto à execução do mesmo, pois se tratando de um projeto de tal importância deverá haver comprometimento de toda a comunidade escolar.Dentre as várias sugestões de projeto há uma em especial que chamou atenção de todos para que se faça em todas as escolas ali representadas. É um projeto voltado para a elaboração de um jornal na escola, envolvendo todas as disciplinas, conseqüentemente envolverá também todos os professores, alunos, funcionários e a comunidade. Assim estaríamos cumprindo com o requisito básico, que é o de representar todo o conteúdo do GESTAR II”. Formadora Idaleti
É possível formar alunos capazes de produzir textos com criatividade e coerência, isto é, com qualidade”. Professor/cursista
“Estou sentindo meu aluno mais seguro ao redigir o texto” Professor/cursista