quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto de Leitura: Alunos da EEF Dimer Pizzetti/Içara vivenciaram obra de Ziraldo

Alunos da EEF Dimer Pizzetti vivenciaram obra de Ziraldo


Divulgação SED  

Seg, 03 de Junho de 2013 17:13
030613pq4Pensando em despertar o prazer pela leitura e pela escrita, a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dimer Pizzetti, de Içara, desenvolveu com seus alunos da 2ª série o projeto de leitura, coordenado pela professora Kênia da Silveira. Por meio da leitura da obra do escritor Ziraldo “Uma historinha sem um sentido”, os alunos vivenciaram as experiências lidas no livro. De acordo com a professora o objetivo foi trabalhar a função social da escrita e a alfabetização na perspectiva do letramento.
A história trata de um herói  que não apresentava um importante sentido: o da leitura, e por esse motivo em uma das batalhas foi derrotado. O tema Heróis foi bastante interessante e os alunos trouxeram para a sala de aula seus conhecimentos sobre os heróis dos desenhos animado030613pq3s e também dos filmes de aventura.
“Os alunos criaram seus próprios super-heróis, suas fantasias, superpoderes, mascotes, rivais e a sala de aula se tornou um campo de batalhas da imaginação. Essa grande batalha do bem contra o mal foi registrada, por meio das redações escritas pelos alunos, todas elas ricas em 030613pq5detalhes”, destaca a assistente Técnico Pedagógica, Mirege Nazário.
A brincadeira logo migrou do mundo da imaginação para o mundo real e os alunos quiseram conhecer quem são no mundo atual os heróis com os quais podemos contar. “Partindo desse questionamento muitos alunos sugeriam diversos profissionais que prestam serviços à comunidade e são considerados por muitos verdadeiros heróis, como por exemplo, bombeiros, policiais, médicos, etc”, afirmou Kênia.
030613pq6Para finalizar as atividades, os alunos visitaram o Batalhão da Policia Militar, onde conheceram o local de trabalho de alguns desses heróis, seus mascotes (canil e cavalaria), seus automóveis (viaturas) e muito mais. “Temos certeza de que eles retornaram para a sala de aula cheios de novas informações para outras tantas produções escritas”, afirmou Mirege.

Curso de Formação Continuada: Direitos e deveres das crianças e adolescentes à margem da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente

Gered de Criciúma promove Curso de Formação Continuada a profissionais da EducaçãoPDFImprimirE-mail
Por Gered Criciúma   
Seg, 03 de Junho de 2013 17:51
030613pq9A Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma promove, nos meses de maio e junho, o Curso de Formação Continuada: Direitos e deveres das crianças e adolescentes à margem da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O curso é direcionado aos assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP), especialistas em Assuntos Educacionais, orientadores, administradores, supervisores e gestores escolares, das 61 unidades escolares estaduais da Gered de Criciúma.
Com carga horária de 50h, sendo 32h presenciais e 18h a distância, o curso tem como objetivo capacitar os educadores em conformidade com as leis brasileiras, abordando situações reais e possíveis encaminhamentos para a solução do problema, por meio de informações corretas e metodologias adequadas, a fim de proporcionar uma educação com qualidade de vida a toda comunidade escolar.
Segundo a supervisora de Educação Básica e Profissional da Gered, Carla Mª Michels Nuernberg, o magistério necessita de informações da área jurídica pertinente ao campo de atuação, para trabalhar com as crianças e adolescentes de forma plena, de modo a ter conhecimento de que providência tomar diante de situações de conflito, negligência ou vulnerabilidade de seus alunos.
“Tendo em vista que as crianças e adolescentes passam grande parte de suas vidas nos bancos escolares, é salutar que seus mestres tenham uma formação eficiente não apenas nas disciplinas que ministram suas aulas, mas também noções de cidadania, direitos e deveres das crianças e adolescentes, tudo em conformidade com as leis brasileiras, em especial, à Constituição Federal e ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou Carla.
 Temas abordados no curso 
Temas
- Definição jurídica;
-Explanação das leis pertinentes.
- Situação de vulnerabilidade;
-Situação de conflito com a lei.
- Responsabilidade escolar;
- Responsabilidade familiar;
- Responsabilidade do Estado.
-Atribuições do Conselho Tutelar;
-Atuação do Ministério Público.
- Debate de situações reais;
- Pedidos de providências.