segunda-feira, 13 de abril de 2009

GUIA GERAL - RESUMO


OBJETIVO DO PROGRAMA

- Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.
- Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica.
- Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências

PÚBLICO

Professores de Língua Portuguesa e Matemática da 5a à8a série (6o ao 9o ano) das escolas públicas do Ensino Fundamental.

CARACTERÍSTICA

- Programa de formação semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando a melhoria do processo ensino e aprendizagem;
- Tem por base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de (5ª a 8ª séries) (6º ao 9º anos);
-Não perde de vista as orientações teórico metodológicas da PCSC.

FINALIDADE

Programa de formação semipresencial orientado para a formação de professores de Língua; Portuguesa e Matemática, objetivando a melhoria do processo ensino e aprendizagem;
Tem por base os Parâmetros Curriculares Nacionais e as orientações teórico metodológicas da PC.

MODALIDADE DO PROGRAMA

- Formação semipresencial;
- Oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia dos formados;
- Inclui encontros presenciais para a realização de atividades como:
Troca de experiências e reflexão em grupos
Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos

FORMADOR


- Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
- Participar da apresentação e divulgação do Gestar;
- Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor cursista;
- Executar as sessões presenciais;
- Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola;
- Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção;
- Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho e registrando o seu progresso;
- Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.

FORMAÇÃO DO FORMADOR

96h presenciais
40h -Formação inicial
40h -Seminário de acompanhamento
16h -Seminário de avaliação
204h a distância
Total: 300h
Realizada de forma centralizada

PROFESSOR/CURSISTA

Professor de Língua Portuguesa ou Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino.
Funções:
Estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador;
Selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem;
Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso;
A certificação será feita pela secretaria Municipal/Estadual.

FORMAÇÃO DO CURSISTA

120h presenciais
80h –Oficinas
40h –Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico
180h a distância
Total: 300h
Realizada de forma descentralizada

AVALIAÇÃO DO CURSISTA

Direitos e deveres (p. 50 ) Guia Geral;
Frequência;
Lição de casa ou socializando o conhecimento (portfólio);
Projeto.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Oficinas coletivas;
Plantão pedagógico;
Acompanhamento pedagógico;
Realização da atividade 2 da p. 21;
Pedido de relatórios quinzenais;
Atividades em sala de aula.

Nas oficinas, os cursistas devem levar uma produção escrita contendo também as produções escritas dos seus alunos como parte do produto da Lição de Casa (p. 49, seção "Socializando o seu Conhecimento"). Cabe aos cursistas estudar o material, desenvolver as atividades com os seus alunos e escrever a respeito de todo o processo para levar às oficinas. Na página 51, essa mesma

Lição de Casa ou Socializando o seu Conhecimento

A Lição de Casa ou Socializando o seu Conhecimento é uma exigência do programa que complementa a formação continuada do professor. Trata-se de uma atividade que o fará vivenciar processos de experimentação de novas metodologias em sala de aula. A partir dessa vivência, você deverá elaborar o relato de sua prática. Os relatos serão entregues ao formador junto com as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Esse material deverá ser organizado de forma a compor o portifólio de seus trabalhos e inclui uma reflexão sobre os trabalhos dos alunos.

OBJETIVO: LÍNGUA PORTUGUESA

Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de anos finais (séries finais do Ensino Fundamental) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

OBJETIVO: MATEMÁTICA

Tornar os professores competentes e autônomos para desencadear e conduzir um processo de ensino contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conheci­mento matemático, bem como para o planejamento e a avaliação de situações didáticas que articulem atividades apoiadas em pressupostos da Educação Matemática.

ORGANIZAÇÀO MATERIAL

1 Guia Geral;
1 Caderno de Cursista;
6 Cadernos de Teoria e Prática (TPs)
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do professor);
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do aluno).

TPs – Cadernos de Teoria e Prática

Iniciando nossa conversa (p. 45) Guia Geral
Seções
Importante
Lembrete
Atividades
Indo à sala de aula
Avançando na prática
Resumindo
Leituras sugeridas
Bibliografia
Ampliando nossas referências
Correção das atividades

AAAs - Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do professor e versão do aluno)

Subsidiar as aulas com atividades individualizadas aos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem;
Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo

Memorial

Resolvi estudar Biologia, porque amo Ciências Naturais, principalmente anatomia e fisiologia humana.
Trabalhei em duas escolas públicas estaduais, uma na zona rural outra na urbana, realidades diferentes, mas eu adoro desafios, não foi difícil.
Relacionava-me muito bem com meus alunos, até hoje mantenho contato com ex-alunos.
Passei no meu primeiro concurso em 1994, me efetivei na mesma escola onde era contratada por caráter temporário, muita sorte a minha.
Quando fui convidada para trabalhar na GERED – Criciúma, na época 3ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), eu não sabia nem ligar o computador, fui me adaptando as tecnologias, estudando as Leis educacionais, expedir documentos, coordenar reuniões (ai que friozinho na barriga), participar de cursos realizados pela SED, coordenava o projeto Classe de Aceleração, Livro Didático e tudo relacionado a Cursos de Formação Continuada, entre outros....
Fiz concurso novamente para me efetivar na Gerência de Educação, eram 4 vagas, estudei, me empenhei e passei em segundo lugar, foi um marco muito importante na minha vida profissional. E agora meu grande desafio profissional como Supervisora de Educação Básica e Profissional, estou respondendo pelo setor responsável pela parte pedagógica das escolas da rede estadual, aqui na regional de Criciúma, muita responsabilidade, mas eu estou enfrentando seja o que Deus quiser.
E agora me deparo com este mega curso, que é o GESTAR, teoria e prática juntos num pacote só, isso vai surtir um efeito muito positivo lá na sala de aula. O processo ensino aprendizagem não será mais o mesmo após o GESTAR, que pena que ainda há professores que ficaram de fora, mas tenho certeza que quem está participando já percebeu a magnitude desta formação continuada.
E eu estou a mil, para dar conta, é a Supervisão de EBP, o GESTAR, cursos on line, família, probleminhas de saúde, casa.....afinal essa é a vida.....