quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto de Leitura: Alunos da EEF Dimer Pizzetti/Içara vivenciaram obra de Ziraldo

Alunos da EEF Dimer Pizzetti vivenciaram obra de Ziraldo


Divulgação SED  

Seg, 03 de Junho de 2013 17:13
030613pq4Pensando em despertar o prazer pela leitura e pela escrita, a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dimer Pizzetti, de Içara, desenvolveu com seus alunos da 2ª série o projeto de leitura, coordenado pela professora Kênia da Silveira. Por meio da leitura da obra do escritor Ziraldo “Uma historinha sem um sentido”, os alunos vivenciaram as experiências lidas no livro. De acordo com a professora o objetivo foi trabalhar a função social da escrita e a alfabetização na perspectiva do letramento.
A história trata de um herói  que não apresentava um importante sentido: o da leitura, e por esse motivo em uma das batalhas foi derrotado. O tema Heróis foi bastante interessante e os alunos trouxeram para a sala de aula seus conhecimentos sobre os heróis dos desenhos animado030613pq3s e também dos filmes de aventura.
“Os alunos criaram seus próprios super-heróis, suas fantasias, superpoderes, mascotes, rivais e a sala de aula se tornou um campo de batalhas da imaginação. Essa grande batalha do bem contra o mal foi registrada, por meio das redações escritas pelos alunos, todas elas ricas em 030613pq5detalhes”, destaca a assistente Técnico Pedagógica, Mirege Nazário.
A brincadeira logo migrou do mundo da imaginação para o mundo real e os alunos quiseram conhecer quem são no mundo atual os heróis com os quais podemos contar. “Partindo desse questionamento muitos alunos sugeriam diversos profissionais que prestam serviços à comunidade e são considerados por muitos verdadeiros heróis, como por exemplo, bombeiros, policiais, médicos, etc”, afirmou Kênia.
030613pq6Para finalizar as atividades, os alunos visitaram o Batalhão da Policia Militar, onde conheceram o local de trabalho de alguns desses heróis, seus mascotes (canil e cavalaria), seus automóveis (viaturas) e muito mais. “Temos certeza de que eles retornaram para a sala de aula cheios de novas informações para outras tantas produções escritas”, afirmou Mirege.

Nenhum comentário:

Postar um comentário