sábado, 25 de agosto de 2012

Formação Continuada para Professores de LP


No dia 09 de julho a GERED de Criciúma realizou o 3o encontro do  Curso de Formação Continuada “SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA EDUCATIVA”, destinado aos professores de Língua Portuguesa que atuam na Correção de Fluxo.

Será realizado um encontro por mês no auditório da GERED, totalizando 64 horas distribuídas em 40 horas presenciais e 24 horas a distância (atividades desenvolvidas em sala de aula).

A formação tem como objetivo principal: Possibilitar ao professor das turmas de Correção de Fluxo um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento da competência comunicativa, que se evidencia na oralidade, na leitura e na produção de textos, garantindo assim um melhor desempenho com relação ao desenvolvimento dos demais conteúdos curriculares, como também de seu próprio desenvolvimento integral como pessoa.
Além de:
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
Provocar a discussão e reflexão sobre os problemas de ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno do projeto social e educativo da escola.
Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Buscar alternativas para as dinâmicas didático-pedagógicas em sala de aula, através da indagação constante sobre a produtividade do trabalho docente para a aprendizagem do adolescente.
             Realizar atividades de aprendizagem com o objetivo de possibilitar o acesso e o  aprofundamento às habilidades de leitura e de escrita com vistas ao letramento.

sábado, 17 de julho de 2010

Curso Formação Continuada para a Construção da Identidade Profissional



Público alvo: Assistentes Técnicos Pedagógicos das escolas da GERED de Criciúma

Carga Horária: 52 h






sábado, 19 de junho de 2010

GERED de Criciúma

Gerência de Educação de Criciúma
Supervisão de Educação de Criciúma
11 municípios: Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Siderópolis, Orleans, Forquilhinha, Nova Veneza, Lauro Muller, Urussanga e Treviso
64 Escolas
10 APAES
39.433 alunos
1800 professores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

o grande final

Houve 2 oficinas livres no segundo semesntre uma delas teve como tema “Semiótica e Ensino: caminhos da interdisciplinaridade”, conforme depoimentos recebidos, a oficina contribuiu para ampliar os conhecimentos e as discussões sobre o ensino de língua materna.
Foram realizadas visitas nas escolas dos professores cursistas, para verificar como os projetos interdisciplinares estavam sendo aplicados. Foi muito importante esta etapa, possibilitando observar a aceitação do projeto Gestar II e como sua proposta metodológica facilita a ação pedagógica.
Também foi feita a publicação da coletânea de trabalhos produzida pelas cursistas Marina e Roseli, intitulada “Visconde e Prosa e Verso”. Foi uma solenidade muito significativa, pois possibilitou que os alunos da escola se entendessem como “autores” e não apenas reprodutores de textos.
Outro trabalho muito interessante está sendo desenvolvido na E.E.F. Costa Carneiro, onde as professoras Giane e Elizandra estão organizando também uma coletânea de textos para publicar (já no prelo). Esta coletânea receberá o nome de “Escritores do Costa Carneiro” e tem previsão de lançamento para meados de dezembro, coincidindo com o encerramento do ano letivo.
Outro livro foi desenvolvido através do GESTAR II, na EEB Antonio Colonetti, pela formadora Rosane, que recebeu o título Mergulhando no passado, onde os autores, os alunos contaram em forma de poesia, algo que o marcou no passado.
Os professores cursistas participaram ativamente de todas as atividades propostas, bem como seus alunos, que realizaram as mesmas com muito êxito, sendo que o professor apresentava por meio de relatório, junto com uma amostra as atividades desenvolvidas com seus alunos.
O único desafio apontado pelos cursistas foi quanto ao tempo que este não era suficiente para dar conta das atividades, tendo em vista que nossos encontros ocorreram semanalmente.
O envolvimento de cada um durante o curso foi além das expectativas, pois os mesmos participaram com afinco e responsabilidade. A interação (professor formador e cursistas) também contribuiu para o sucesso dos encontros.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os formadores esqueceram da coordenadora

Neste mês estou triste, porque não tive muito contato com minhas formadoras em função da paralisação e também devido a vários eventos no mês de setembro, portanto não houve tempo para trocar e-mails, telefonemas e visitas, estarei retomando minhas atividades normais na próxima semana.

As oficinas foram preparadas cuidadosamente para tornar os encontros agradáveis e produtivos.Os professores/cursistas aplicaram as atividades com seus alunos, e socializavam nos encontros seguintes, trazendo sempre o relatório escrito junto com uma amostra do aluno. Tanto os alunos quanto os professores gostam dos temas trabalhados, se empolgam na realização das atividades e são muito criativos. As dificuldades encontradas pelos alunos foram quanto a interpretação de algumas perguntas, também tiveram dificuldade na organização e estrutura dos parágrafos. Foram realizados quatro encontros: dois encontros de quatro horas e dois de oito horas. Os professores/cursistas se envolvem e participam de todas as atividades propostas com bastante animação.
Quanto a aplicação das atividades, algumas os professores sentiram dificuldade por parte dos alunos, pois os mesmos não conseguiram entender como argumentar em um texto, então foi sugerido que os alunos montassem um júri onde houvesse advogados de defesa, acusação, o réu, as testemunhas e um juiz. Com isso criassem um tema para discutirem e criassem argumentos para convencer o júri. Assim seria possível identificar e entender melhor o que é argumentação e os tipos de argumentação.
Os projetos estão todos em desenvolvimento e poucos professores/cursistas estão com dificuldades.
Houve paralisação de um encontro, nas cidades de Criciúma, Içara e Orleans em função da Gripe A, estaremos revendo o calendário para a reposição.

domingo, 9 de agosto de 2009

Mais um pouco da II etapa do GESTAR


Hotel Marambaia em Balneário Camboriú 20 a 24 de julho de 2009.

Mais uma semana junto com esse povo maravilhoso, foi e é muito bom estar com vocês.

Todos sempre juntos na Fila I: Luciana Ramos,Rosane, Carla, Lucilene, Ray, Angela e Luiza
Fila II Gisele, Maria Janete, Fernanda, Idaleti e Nerilda
Fila III: Élcio (SED)Miriam e Miriani
Últimos: Valdir, Luciana Pazeto e Edson.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Meninas criativas e os Gênios pensantes

Este é o grupo de L Portuguesa: Meninas criativas

Angela (mãe da Ana Laura), Luiza (nossa mestre), Luciana (a pirua, mas linda), Janete(hello Janete), Lucilene (nosso bebê, mas não tão dengosa quanto a Fê), Idaleti (estudiosa) e eu



Este é o grupo da Matemática: Gênios pensantes

Miriam (emoção), eu, Valdir (razão,querido), Fernanda (bebê dengoso), Nerilda (diretora do Valdir), Edson (dominador do projeto), Luciana (lep top novo), Miriani (nossa guerreira, mulher do diretor), Gisele(abre o olho na foto GI).

Todos fazem a diferença no GESTAR II