sábado, 17 de julho de 2010

Curso Formação Continuada para a Construção da Identidade Profissional



Público alvo: Assistentes Técnicos Pedagógicos das escolas da GERED de Criciúma

Carga Horária: 52 h






sábado, 19 de junho de 2010

GERED de Criciúma

Gerência de Educação de Criciúma
Supervisão de Educação de Criciúma
11 municípios: Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Siderópolis, Orleans, Forquilhinha, Nova Veneza, Lauro Muller, Urussanga e Treviso
64 Escolas
10 APAES
39.433 alunos
1800 professores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

o grande final

Houve 2 oficinas livres no segundo semesntre uma delas teve como tema “Semiótica e Ensino: caminhos da interdisciplinaridade”, conforme depoimentos recebidos, a oficina contribuiu para ampliar os conhecimentos e as discussões sobre o ensino de língua materna.
Foram realizadas visitas nas escolas dos professores cursistas, para verificar como os projetos interdisciplinares estavam sendo aplicados. Foi muito importante esta etapa, possibilitando observar a aceitação do projeto Gestar II e como sua proposta metodológica facilita a ação pedagógica.
Também foi feita a publicação da coletânea de trabalhos produzida pelas cursistas Marina e Roseli, intitulada “Visconde e Prosa e Verso”. Foi uma solenidade muito significativa, pois possibilitou que os alunos da escola se entendessem como “autores” e não apenas reprodutores de textos.
Outro trabalho muito interessante está sendo desenvolvido na E.E.F. Costa Carneiro, onde as professoras Giane e Elizandra estão organizando também uma coletânea de textos para publicar (já no prelo). Esta coletânea receberá o nome de “Escritores do Costa Carneiro” e tem previsão de lançamento para meados de dezembro, coincidindo com o encerramento do ano letivo.
Outro livro foi desenvolvido através do GESTAR II, na EEB Antonio Colonetti, pela formadora Rosane, que recebeu o título Mergulhando no passado, onde os autores, os alunos contaram em forma de poesia, algo que o marcou no passado.
Os professores cursistas participaram ativamente de todas as atividades propostas, bem como seus alunos, que realizaram as mesmas com muito êxito, sendo que o professor apresentava por meio de relatório, junto com uma amostra as atividades desenvolvidas com seus alunos.
O único desafio apontado pelos cursistas foi quanto ao tempo que este não era suficiente para dar conta das atividades, tendo em vista que nossos encontros ocorreram semanalmente.
O envolvimento de cada um durante o curso foi além das expectativas, pois os mesmos participaram com afinco e responsabilidade. A interação (professor formador e cursistas) também contribuiu para o sucesso dos encontros.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os formadores esqueceram da coordenadora

Neste mês estou triste, porque não tive muito contato com minhas formadoras em função da paralisação e também devido a vários eventos no mês de setembro, portanto não houve tempo para trocar e-mails, telefonemas e visitas, estarei retomando minhas atividades normais na próxima semana.

As oficinas foram preparadas cuidadosamente para tornar os encontros agradáveis e produtivos.Os professores/cursistas aplicaram as atividades com seus alunos, e socializavam nos encontros seguintes, trazendo sempre o relatório escrito junto com uma amostra do aluno. Tanto os alunos quanto os professores gostam dos temas trabalhados, se empolgam na realização das atividades e são muito criativos. As dificuldades encontradas pelos alunos foram quanto a interpretação de algumas perguntas, também tiveram dificuldade na organização e estrutura dos parágrafos. Foram realizados quatro encontros: dois encontros de quatro horas e dois de oito horas. Os professores/cursistas se envolvem e participam de todas as atividades propostas com bastante animação.
Quanto a aplicação das atividades, algumas os professores sentiram dificuldade por parte dos alunos, pois os mesmos não conseguiram entender como argumentar em um texto, então foi sugerido que os alunos montassem um júri onde houvesse advogados de defesa, acusação, o réu, as testemunhas e um juiz. Com isso criassem um tema para discutirem e criassem argumentos para convencer o júri. Assim seria possível identificar e entender melhor o que é argumentação e os tipos de argumentação.
Os projetos estão todos em desenvolvimento e poucos professores/cursistas estão com dificuldades.
Houve paralisação de um encontro, nas cidades de Criciúma, Içara e Orleans em função da Gripe A, estaremos revendo o calendário para a reposição.

domingo, 9 de agosto de 2009

Mais um pouco da II etapa do GESTAR


Hotel Marambaia em Balneário Camboriú 20 a 24 de julho de 2009.

Mais uma semana junto com esse povo maravilhoso, foi e é muito bom estar com vocês.

Todos sempre juntos na Fila I: Luciana Ramos,Rosane, Carla, Lucilene, Ray, Angela e Luiza
Fila II Gisele, Maria Janete, Fernanda, Idaleti e Nerilda
Fila III: Élcio (SED)Miriam e Miriani
Últimos: Valdir, Luciana Pazeto e Edson.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Meninas criativas e os Gênios pensantes

Este é o grupo de L Portuguesa: Meninas criativas

Angela (mãe da Ana Laura), Luiza (nossa mestre), Luciana (a pirua, mas linda), Janete(hello Janete), Lucilene (nosso bebê, mas não tão dengosa quanto a Fê), Idaleti (estudiosa) e eu



Este é o grupo da Matemática: Gênios pensantes

Miriam (emoção), eu, Valdir (razão,querido), Fernanda (bebê dengoso), Nerilda (diretora do Valdir), Edson (dominador do projeto), Luciana (lep top novo), Miriani (nossa guerreira, mulher do diretor), Gisele(abre o olho na foto GI).

Todos fazem a diferença no GESTAR II

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Relatório junho e julho


Oficina 04 – TP4 Data: 01/06/09
Oficina 05 e 06 TP5 Data: 15/06 e 29/06
Orientações individuais e coletivas para elaborar o projeto
1-Aplicação da Atividade
Foi sugerida leitura prévia do TP 4 e a apresentação e discussão acerca do referencial teórico sobre Alfabetização, Letramento e Cultura, baseado no material do GESTAR e em textos da Magda Soares. Após a apresentação e discussão do material, foram encaminhadas as atividades do TP4. Concluídas as atividades, foram socializadas no grupo e feitos os encaminhamentos para selecionar as atividades que os professores/cursistas iriam desenvolver com os alunos em sala de aula.
Nas atividades não presenciais os professores/cursistas aplicaram com seus alunos atividades referentes às unidades trabalhadas e apresentavam a mesma em forma de relatório escrito e relato oral, trazendo ainda uma amostra do material produzido pelo aluno para socializar com o grupo.
Após a apresentação e discussão do material, é encaminhado as atividades que os professores/cursistas aplicarão em sala com seus alunos.
No mês de maio iniciaram as primeiras discussões para elaboração do projeto interdisciplinar.
No primeiro encontro de junho, os professores/cursistas relataram suas atividades aplicadas em sala de aula, bem como os avanços com o material
Ao iniciar o TP 5 foi apresentado aos cursistas um breve referencial teórico sobre Coerência e Coesão, apoiados no material do Gestar e em Ingedore Villaça Koch.
Também se discutiu as questões lingüísticas, que podem ser exploradas a partir dos textos em versos. Cada professor/cursista fez uma abordagem sobre algum aspecto normativo de que tem tratado. Dependendo da série, as abordagens vão desde a exploração das figuras de linguagem até classes gramaticais nomeadoras, caracterizadoras, etc.
Quanto ao projeto ao definir os temas norteadores dos projetos, os professores/cursistas elaboraram um breve referencial teórico, objetivando justificar a escolha do tema e adequá-lo às expectativas do programa Gestar II.
Os grupos sempre muito participativos discutiram e formataram o projeto, delineando os aspectos gerais e perspectivando atividades que serão desenvolvidas. Em algumas escolas, outros profissionais também participarão do projeto, ampliando, assim, as possibilidades de um trabalho integrado na unidade escolar
2- Avaliação da Experiência
2.1- Aprendizagem:
Houve muita troca de experiências, relato das atividades desenvolvidas e das dificuldades encontradas. A dificuldade mais relatada é a resistência dos alunos em relação à leitura.
O avanço do grupo nas discussões a cerca do ensino de língua é visível. A cada encontro aparecem mais sugestões de atividades de linguagem, geradas com o uso do material
2.2 - Teoria x Prática: A teoria e a prática se casaram bem, pois os professores/cursistas não sentiram dificuldades em aplicar as atividades com seus alunos. Conseguiram atribuir uma continuidade de sentidos; quanto maior a informação sobre o tema, maior sua prontidão para essa continuidade.
A socialização com o grupo se dá a partir das atividades desenvolvidas e também as conclusões sobre o trabalho realizado, o grau de dificuldade encontrado, uma verdadeira troca de experiências.
Foram discutidas algumas idéias, para criar nas escolas oficinas de textos poéticos, cujo objetivo é incentivar a produção de textos em versos, explorando os recursos da criação literária
3 - Dificuldades encontradas
A dificuldade mais relatada é a resistência dos alunos em relação à leitura.
4 - Pontos Positivos
Sempre é relatado que a proposta do curso é dinâmica, e vem de acordo com os conteúdos do seu planejamento. Também do quanto é importante o curso para o professor, a troca de experiência, o desabafo e aí a constatação de que as angustias são praticamente as mesmas. No entanto, discute-se uma solução que muitas vezes é encontrada.
Os professores/cursistas comparam as séries que fazem uso do material com às que não utilizam e relatam que os alunos se sentem mais motivados a participar das aulas. A motivação é tão grande que alguns professores/cursistas que trabalham na mesma unidade escolar estão articulando com a direção a publicação do material produzido PE
De modo geral, o programa continua sendo muito bem aceito pelos professores/curistas, como também pelos alunos em sala de aula, onde o material é aplicado de forma criativa, interessante e inovadora, sem esquecer que a troca de experiência tem sido muito significativa para os professores/ cursistas e formadores.
5 – Pontos Negativos
Quanto aos pontos negativos é somente a falta de tempo do professor para uma análise mais profunda de cada produção, propiciando assim uma avaliação mais precisa e eficiente
6- Depoimentos considerados relevantes
“O Programa GESTAR já é sucesso em nossas escolas. Temos ainda uma longa jornada pela frente, mas sabemos que não estamos sozinhas. Contamos com o apoio e a colaboração de nossa Coordenadora Carla e da Professora da UNB Andreia. Ambas estão sempre a disposição para nos auxiliar no que for preciso, desde uma palavra amiga até a solução de situação problema” Formadora Maria Ranilde
“Os encontros presenciais foram muito produtivos, houve participação ativa dos cursistas e empenho na realização de suas atividades. Os relatórios das atividades não-presenciais aplicadas com os alunos mostraram o quanto o Programa Gestar da Aprendizagem está fazendo a diferença nas salas de aula.Desta forma, os objetivos do programa estão sendo alcançados e contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os cursistas têm elogiado bastante o material e a sua fácil aplicação com os alunos envolvendo teoria x prática.” Formadora Rosane
“A cada encontro há novos depoimentos, salientando a praticidade do material e o quanto auxilia o professor, pois as atividades são diversificadas e proporcionam um avanço no ensino da língua.” Formadoras Luiza e Luciana
Sempre foi discutida a importância da leitura e interpretação que falta aos nossos alunos. Uma forma de minimizar essa dificuldade é trabalhar coletivamente o projeto”. Formadora Janete
“O habito de leitura pode ser considerado como um dos principais eixos do processo de ensino-aprendizagem. Por meio dele podemos favorecer a continua apropriação e ampliação do conhecimento, a interação com o mundo, a valorização sócio-cultural da sociedade e o desenvolver das competências de leitura e de produção textual.Nesta interação com a leitura de mundo, os encontros presenciais desenvolvidos até o momento propiciaram a todos os envolvidos um contato maior com o texto, onde por necessidade fez-se o Projeto relacionado à leitura.” Formadora Maria Ranilde
“Retomando a orientação ao projeto, observa-se que as cursistas estão um pouco apreensiva quanto à execução do mesmo, pois se tratando de um projeto de tal importância deverá haver comprometimento de toda a comunidade escolar.Dentre as várias sugestões de projeto há uma em especial que chamou atenção de todos para que se faça em todas as escolas ali representadas. É um projeto voltado para a elaboração de um jornal na escola, envolvendo todas as disciplinas, conseqüentemente envolverá também todos os professores, alunos, funcionários e a comunidade. Assim estaríamos cumprindo com o requisito básico, que é o de representar todo o conteúdo do GESTAR II”. Formadora Idaleti
É possível formar alunos capazes de produzir textos com criatividade e coerência, isto é, com qualidade”. Professor/cursista
“Estou sentindo meu aluno mais seguro ao redigir o texto” Professor/cursista