sábado, 25 de agosto de 2012

Formação Continuada para Gestores


No dia 28 de agosto a GERED de Criciúma realizará o 3o encontro do  CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES DE ESCOLA: ESTUDO DA REALIDADE PARA TOMADAD DE ATITUDE.

A formação possui uma carga horária de 36h e está sendo ministrado pela Me. Maria Helena da Silva Meller, e tem como objetivo principal refletir sobre o papel desempenhado pelo diretor na escola do século XXI, a fim de aprimorar sua prática.

Em pleno século XXI, a trajetória da educação, em nível mundial vem recomendando, por meio do estudo da prática social, indicadores da nova sociedade. Para tanto, o ressignificar de todas as funções que permeiam a área educativa escolar se faz necessário.
Neste cenário os gestores escolares, para cumprir com sua função, atendendo as necessidades emergentes deste novo modelo, devem ter conhecimento da escola e sua função social no contexto atual. Ou seja, promover o ensino, o conhecimento, a ciência e a arte. Deixar de ter uma visão fragmentada, enquanto função, para um olhar coletivo. Intervir, de fato, nas questões pedagógicas, perceber as novas demandas que a escola enfrenta, no cenário de uma sociedade que se transforma, evolui em todos os aspectos, percebendo o estudante do século XXI, assim, refletindo com o corpo docente a fim aprimorar a prática. Analisando, avaliando e executando as atribuições advindas do projeto político-pedagógico.

Comentário de Carla: Esta formação possibilitará ao gestor a necessidade de analise das atividades do cotidiano escolar, reconhecendo a importância do planejar e do seu papel social como administrador das atividades pedagógicas escolares.Traçando assim, o perfil profissional necessário ao gestor do século XXI.

Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos - Assistentes Técnico Pedagógicos e Especialistas em Assuntos Educacionais


No dia 08 de agosto a GERED de Criciúma realizará o 5o encontro do CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS: ESTUDO DA REALIDADE PARA TOMADAD DE ATITUDE

Comentário de Carla Maria Michels NuernbergSupervisora de Educação Básica e Profissional: esta formação tem como principal objetivo propiciar estudos aos especialistas em assuntos educacionais e assistentes técnico pedadgógicos a fim de perceber a necessidade do acompanhamento do processo ensino aprendizagem, durante o período de 06 de março a 11 de dezembro com uma carga horária de 54 horas sendo 44 horas presenciais e 10 a distância. Portanto, haverá momentos de reflexão acerca da importância do planejamento escolar como ferramenta imprescindível ao aprimoramento da prática docente, consequentemente melhor aprendizado dos estudantes.

A formação também possibilitará aos coordenadores pedagógicos (Assistentes Técnico Pedagógicos e Especialistas em Assuntos Educacionais), o reconhecimento da sua função social no contexto escolar atual. Deixando de ter uma visão fragmentada, enquanto função, para um olhar coletivo. Intervindo de fato, nas questões pedagógicas, percebendo as novas demandas que a escola enfrenta, no cenário de uma sociedade que se transforma, evolui em todos os aspectos, percebendo o estudante do século XXI, assim, refletindo com o corpo docente a fim aprimorar a prática.

Assim, a formação terá como alguns dos temas trabalhados pela ministrante a Professora e Mestre Maria Helena da Silva Meller os princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais, a importância do diagnóstico sócio cultural e cognitivo para o planejamento, o papel social do professor e da escola na atualidade, metodologia - mais que recursos e estratégias, perfil do aluno do Séc. XXI entre outros.

Formação Continuada para Professores de LP


No dia 09 de julho a GERED de Criciúma realizou o 3o encontro do  Curso de Formação Continuada “SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA EDUCATIVA”, destinado aos professores de Língua Portuguesa que atuam na Correção de Fluxo.

Será realizado um encontro por mês no auditório da GERED, totalizando 64 horas distribuídas em 40 horas presenciais e 24 horas a distância (atividades desenvolvidas em sala de aula).

A formação tem como objetivo principal: Possibilitar ao professor das turmas de Correção de Fluxo um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento da competência comunicativa, que se evidencia na oralidade, na leitura e na produção de textos, garantindo assim um melhor desempenho com relação ao desenvolvimento dos demais conteúdos curriculares, como também de seu próprio desenvolvimento integral como pessoa.
Além de:
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
Provocar a discussão e reflexão sobre os problemas de ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno do projeto social e educativo da escola.
Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Buscar alternativas para as dinâmicas didático-pedagógicas em sala de aula, através da indagação constante sobre a produtividade do trabalho docente para a aprendizagem do adolescente.
             Realizar atividades de aprendizagem com o objetivo de possibilitar o acesso e o  aprofundamento às habilidades de leitura e de escrita com vistas ao letramento.

sábado, 17 de julho de 2010

Curso Formação Continuada para a Construção da Identidade Profissional



Público alvo: Assistentes Técnicos Pedagógicos das escolas da GERED de Criciúma

Carga Horária: 52 h






sábado, 19 de junho de 2010

GERED de Criciúma

Gerência de Educação de Criciúma
Supervisão de Educação de Criciúma
11 municípios: Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Siderópolis, Orleans, Forquilhinha, Nova Veneza, Lauro Muller, Urussanga e Treviso
64 Escolas
10 APAES
39.433 alunos
1800 professores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

o grande final

Houve 2 oficinas livres no segundo semesntre uma delas teve como tema “Semiótica e Ensino: caminhos da interdisciplinaridade”, conforme depoimentos recebidos, a oficina contribuiu para ampliar os conhecimentos e as discussões sobre o ensino de língua materna.
Foram realizadas visitas nas escolas dos professores cursistas, para verificar como os projetos interdisciplinares estavam sendo aplicados. Foi muito importante esta etapa, possibilitando observar a aceitação do projeto Gestar II e como sua proposta metodológica facilita a ação pedagógica.
Também foi feita a publicação da coletânea de trabalhos produzida pelas cursistas Marina e Roseli, intitulada “Visconde e Prosa e Verso”. Foi uma solenidade muito significativa, pois possibilitou que os alunos da escola se entendessem como “autores” e não apenas reprodutores de textos.
Outro trabalho muito interessante está sendo desenvolvido na E.E.F. Costa Carneiro, onde as professoras Giane e Elizandra estão organizando também uma coletânea de textos para publicar (já no prelo). Esta coletânea receberá o nome de “Escritores do Costa Carneiro” e tem previsão de lançamento para meados de dezembro, coincidindo com o encerramento do ano letivo.
Outro livro foi desenvolvido através do GESTAR II, na EEB Antonio Colonetti, pela formadora Rosane, que recebeu o título Mergulhando no passado, onde os autores, os alunos contaram em forma de poesia, algo que o marcou no passado.
Os professores cursistas participaram ativamente de todas as atividades propostas, bem como seus alunos, que realizaram as mesmas com muito êxito, sendo que o professor apresentava por meio de relatório, junto com uma amostra as atividades desenvolvidas com seus alunos.
O único desafio apontado pelos cursistas foi quanto ao tempo que este não era suficiente para dar conta das atividades, tendo em vista que nossos encontros ocorreram semanalmente.
O envolvimento de cada um durante o curso foi além das expectativas, pois os mesmos participaram com afinco e responsabilidade. A interação (professor formador e cursistas) também contribuiu para o sucesso dos encontros.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os formadores esqueceram da coordenadora

Neste mês estou triste, porque não tive muito contato com minhas formadoras em função da paralisação e também devido a vários eventos no mês de setembro, portanto não houve tempo para trocar e-mails, telefonemas e visitas, estarei retomando minhas atividades normais na próxima semana.

As oficinas foram preparadas cuidadosamente para tornar os encontros agradáveis e produtivos.Os professores/cursistas aplicaram as atividades com seus alunos, e socializavam nos encontros seguintes, trazendo sempre o relatório escrito junto com uma amostra do aluno. Tanto os alunos quanto os professores gostam dos temas trabalhados, se empolgam na realização das atividades e são muito criativos. As dificuldades encontradas pelos alunos foram quanto a interpretação de algumas perguntas, também tiveram dificuldade na organização e estrutura dos parágrafos. Foram realizados quatro encontros: dois encontros de quatro horas e dois de oito horas. Os professores/cursistas se envolvem e participam de todas as atividades propostas com bastante animação.
Quanto a aplicação das atividades, algumas os professores sentiram dificuldade por parte dos alunos, pois os mesmos não conseguiram entender como argumentar em um texto, então foi sugerido que os alunos montassem um júri onde houvesse advogados de defesa, acusação, o réu, as testemunhas e um juiz. Com isso criassem um tema para discutirem e criassem argumentos para convencer o júri. Assim seria possível identificar e entender melhor o que é argumentação e os tipos de argumentação.
Os projetos estão todos em desenvolvimento e poucos professores/cursistas estão com dificuldades.
Houve paralisação de um encontro, nas cidades de Criciúma, Içara e Orleans em função da Gripe A, estaremos revendo o calendário para a reposição.