sábado, 25 de agosto de 2012
Formação Continuada para Gestores
Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos - Assistentes Técnico Pedagógicos e Especialistas em Assuntos Educacionais
Formação Continuada para Professores de LP
sábado, 17 de julho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
GERED de Criciúma
Supervisão de Educação de Criciúma
11 municípios: Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Siderópolis, Orleans, Forquilhinha, Nova Veneza, Lauro Muller, Urussanga e Treviso
64 Escolas
10 APAES
39.433 alunos
1800 professores
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
o grande final
Foram realizadas visitas nas escolas dos professores cursistas, para verificar como os projetos interdisciplinares estavam sendo aplicados. Foi muito importante esta etapa, possibilitando observar a aceitação do projeto Gestar II e como sua proposta metodológica facilita a ação pedagógica.
Também foi feita a publicação da coletânea de trabalhos produzida pelas cursistas Marina e Roseli, intitulada “Visconde e Prosa e Verso”. Foi uma solenidade muito significativa, pois possibilitou que os alunos da escola se entendessem como “autores” e não apenas reprodutores de textos.
Outro trabalho muito interessante está sendo desenvolvido na E.E.F. Costa Carneiro, onde as professoras Giane e Elizandra estão organizando também uma coletânea de textos para publicar (já no prelo). Esta coletânea receberá o nome de “Escritores do Costa Carneiro” e tem previsão de lançamento para meados de dezembro, coincidindo com o encerramento do ano letivo.
Outro livro foi desenvolvido através do GESTAR II, na EEB Antonio Colonetti, pela formadora Rosane, que recebeu o título Mergulhando no passado, onde os autores, os alunos contaram em forma de poesia, algo que o marcou no passado.
Os professores cursistas participaram ativamente de todas as atividades propostas, bem como seus alunos, que realizaram as mesmas com muito êxito, sendo que o professor apresentava por meio de relatório, junto com uma amostra as atividades desenvolvidas com seus alunos.
O único desafio apontado pelos cursistas foi quanto ao tempo que este não era suficiente para dar conta das atividades, tendo em vista que nossos encontros ocorreram semanalmente.
O envolvimento de cada um durante o curso foi além das expectativas, pois os mesmos participaram com afinco e responsabilidade. A interação (professor formador e cursistas) também contribuiu para o sucesso dos encontros.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Os formadores esqueceram da coordenadora
As oficinas foram preparadas cuidadosamente para tornar os encontros agradáveis e produtivos.Os professores/cursistas aplicaram as atividades com seus alunos, e socializavam nos encontros seguintes, trazendo sempre o relatório escrito junto com uma amostra do aluno. Tanto os alunos quanto os professores gostam dos temas trabalhados, se empolgam na realização das atividades e são muito criativos. As dificuldades encontradas pelos alunos foram quanto a interpretação de algumas perguntas, também tiveram dificuldade na organização e estrutura dos parágrafos. Foram realizados quatro encontros: dois encontros de quatro horas e dois de oito horas. Os professores/cursistas se envolvem e participam de todas as atividades propostas com bastante animação.
Quanto a aplicação das atividades, algumas os professores sentiram dificuldade por parte dos alunos, pois os mesmos não conseguiram entender como argumentar em um texto, então foi sugerido que os alunos montassem um júri onde houvesse advogados de defesa, acusação, o réu, as testemunhas e um juiz. Com isso criassem um tema para discutirem e criassem argumentos para convencer o júri. Assim seria possível identificar e entender melhor o que é argumentação e os tipos de argumentação.
Os projetos estão todos em desenvolvimento e poucos professores/cursistas estão com dificuldades.
Houve paralisação de um encontro, nas cidades de Criciúma, Içara e Orleans em função da Gripe A, estaremos revendo o calendário para a reposição.